IA e o Arquiteto de Matrix
- mobile095
- 5 de ago.
- 2 min de leitura
Muito se fala sobre IA, mas utilizá-la sem critério e utilizando como base informações não verificadas pode nos tornar escravos do “Arquiteto” de Matrix.

A IA é um propulsor de progresso como poucas outras inovações nós vimos nesses 30 anos trabalhando na área de tecnologia, desde que alimentada com dados reais e corretamente abordada.
É preciso distinguir o que é resultado científico e o que é apenas opinião que aparece como resposta a qualquer pergunta que se faz no ambiente virtual. Respostas que normalmente foram remuneradas para aparecerem ali.
Tempos depois do fim da pandemia, enquanto todas as grandes empresas já estavam voltando ao trabalho presencial, as redes sociais ainda exaltavam como o mundo ficou melhor com o home office e como isso era uma tendência irreversível. Eram opiniões, não tendência.
Como aumentar a produtividade e diminuir custos? Lá está uma relação de infindáveis artigos e conselhos de pessoas que nunca pisaram na sua empresa, muitas vezes não tem a sua formação acadêmica e nunca calçaram os seus sapatos.
A sua realidade está dentro da sua empresa, nos processos e suas deficiências, nas pessoas e seus dias ruins. Nada é perfeito o tempo inteiro. O mundo não segue um fluxo linear e previsível. Ação e reação nem sempre é uma fórmula matemática.
Reuniões e treinamentos on-line precisam ser avaliados. Na maioria das situações são eficientes. Quando o morno é suficiente.
Steve Jobs certa vez usou uma metáfora sobre pedras comuns colocadas em um tambor giratório. Se tornam brilhantes quando se chocam, se desgastam com o atrito, fazem barulho. Sem a comodidade de desligar a câmera.
E qual a nossa parte como fornecedores de serviços em tecnologia?
Focamos na qualidade da informação.
Quando implantamos um ERP ou quando fazemos consultorias, entendemos que não basta saber usar o Sistema. É preciso avaliar a fonte da informação, possíveis desvios na sua totalidade e formas de auditar sua veracidade.
Esse processo somente é possível interagindo com os envolvidos nos processos, quebrando resistências, provocando mudanças necessárias nos fluxos.
O ERP é uma ferramenta que deve ser implementada e mantida focando na gestão das informações, sejam elas nativas do próprio ERP ou provenientes de interação com outros Sistemas ou ambientes.
Com um Banco de Dados confiável, os recursos tecnológicos podem trazer uma eficiência extraordinária para a empresa.
Automação de tarefas repetitivas, análise de padrões, diagnósticos precisos, identificação de tendências.
Amamos tecnologia, mas Matrix não é o nosso endereço.
Comentários